Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2024
19 de MARÇO de 2024 | Fonte: Jr Lopes/assessoria

Atenção Primária da Saúde de Naviraí leva às escolas o programa Aluno Imunizado 2024

As ações vão ocorrer dentro do âmbito escolar.
Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A Gerência Municipal de Saúde da Prefeitura de Naviraí, através da APS – Núcleo de Atenção Primária a Saúde, estará levando às escolas do município a Campanha “Aluno Imunizado – 2024”, que é uma das ações do PSE - Programa Saúde Na Escola. O objetivo é realizar a verificação da situação vacinal de todas as crianças do município que estejam matriculadas nas redes Municipal e Estadual de ensino que estejam cadastradas no PSE. 

 

A campanha começa nesta quarta, dia 20 de março, devendo se estender até 14 de abril. As ações vão ocorrer dentro do âmbito escolar. Enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem das ESF (Estratégia de Saúde da Família) e EAP (Equipe de Atenção Primária) farão visitas as escolas cadastradas no Programa, em datas específicas de cada unidade escolar.

 

Para a coordenadora de equipe de atenção primária a saúde, Diane Gomes da Cruz, reforça que esta é uma ótima oportunidade para os pais e alunos. "Entendemos que hoje com a rotina de trabalho e cuidados com a casa, alguns pais ficam sem tempo ou mesmo esquecem de procurar as unidades de saúde para receberem informações a respeito de vacinas. Pensando neste e em outras situações a Campanha vai levar a informação ao âmbito escolar, acolhendo estes pais e alunos, consequentemente realizando a promoção e prevenção a saúde, como é previsto na lei do SUS. Cabe ressaltar que a vacinação é uma das principais formas de prevenção a problemas de saúde graves que assolam a sociedade como o sarampo, a febre amarela, a meningite e outros agravos. É muito importante que os pais aproveitem a oportunidade e se atentem a data em que ocorrerá a campanha na unidade escolar de seus filhos”, concluiu.

 

Os pais serão comunicados pela direção, coordenação e professores sobre a data referente a campanha em sua escola, e neste dia, o aluno deverá comparecer munido da Carteira Nacional de Vacinação. A equipe de saúde presente no dia irá verificar a situação vacinal do estudante a classificando como pendente (casos em que há atrasos de vacina) ou regular (onde a situação vacinal está em dia). A devolutiva será feita aos pais por meio de documento constando a orientação sobre a necessidade ou não de buscar uma Unidade de Saúde para regularização da caderneta de vacina.



Untitled Document
Últimas Notícias
Militares que atuaram no RS ajudam a combater os incêndios no Pantanal
Homem morre em capotamento pouco depois de trocar pneu de caminhonete
Após morte , Fiocruz alerta para meningite transmitida por caramujo
Untitled Document