Untitled Document
SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
14 de FEVEREIRO de 2024 | Fonte: O Globo

Ex-seleção da Holanda é condenado à prisão por tráfico de 1t de cocaína enviada do Brasil

Carregamentos de 650 kg e 713 kg interceptados na Antuérpia e celular de cúmplice grampeado apontaram participação de Quincy Promes no crime
Atacante Quincy Promes, ex-seleção da Holanda, é acusado por tráfico de 'várias centenas de quilos' de cocaína — Foto: Alberto Pizzoli / AFP

O atacante holandês Quincy Promes, que atuou mais de 50 vezes pela seleção do seu país, foi condenado a seis anos de prisão pela acusação de traficar 1.350 quilos. Atualmente no Spartak Moscou, ele foi denunciado em maio passado depois de uma investigação sobre a interceptação, em janeiro de 2020, de dois lotes da droga — de 650 kg e 713 kg — na Antuérpia.

 

Promes e um cúmplice de 32 anos foram considerados culpados pela Justiça holandesa de importação, exportação, transporte e posse da droga. De acordo com as autoridades locais, citadas pelo DailyMail, a cocaína estava escondida "num carregamento de sal marinho vindo do Brasil". A droga foi transportada em dois contêineres com destino a Antuérpia.

 

O jogador, que mora na Rússia, não estava presente no julgamento e nunca se pronunciou sobre a acusação.

 

— Ele parece pensar que é intocável na Rússia ou no exterior — afirmaram promotores ao NL Times.

 

A investigação do caso começou depois que a Equipe de Inteligência Criminal da polícia holandesa "recebeu informações de que o homem de 32 anos [cúmplice de Promes] que agora vive na Rússia estava envolvido no comércio de cocaína". O carro do suspeito foi grampeado.

 

"Muitas mensagens de chat deixaram claro que ambos os suspeitos estavam envolvidos na entrada, na remoção e no posterior transporte e na venda destas duas remessas", afirmaram os investigadores.

 

Em junho, Promes foi a julgamento por ter esfaqueado um primo durante uma festa de família e acabou sendo condenado nesta segunda-feira. Ex-seleção da Holanda, ele não compareceu ao tribunal de Amsterdam, que lhe impôs pena de 18 meses de prisão.

 

O jogador de 31 anos se declarou inocente dessa acusação. A promotoria holandesa considerou, na ocasião, "prematuro" exigir sua extradição. O atacante disse estar "decepcionado" com a decisão da Justiça, da qual prometeu recorrer, disse mais tarde o seu advogado, Robert Malewicz, à agência de notícias holandesa ANP.

 

Quincy Promes foi acusado de atacar o primo na perna durante uma festa de aniversário em julho de 2020, quando uma briga estourou por causa de um colar supostamente roubado. O tribunal explicou que "levou em consideração o fato de o suspeito ser um jogador profissional e uma figura pública" para tomar uma decisão que serviria de exemplo.

 

"O tribunal também reprova fato de o suspeito não ter assumido suas responsabilidades", acrescentou.

 

Promes foi inicialmente acusado de tentativa de homicídio, mas após entrevistar testemunhas, o promotor público concluiu que não havia provas para estabelecer que seu objetivo era matar a vítima. Ele foi condenado pelo crime de agressão agravada. O jogador holandês nascido em Amsterdam jogava pelo Ajax no momento do incidente.

 

A investigação foi iniciada após escutas telefônicas no contexto do outro caso, de tráfico de drogas.

 

Promes voltou ao Spartak Moscou no início de 2021, onde já havia jogado quatro temporadas, de 2014 a 2018. Também teve passagens pelo Sevilla, da Espanha, e pelo Twente, da Holanda. Promes somou 50 atuações pela seleção, a última delas saindo do banco quando a Holanda foi eliminada pela República Tcheca nas oitavas de final da Euro 2020. Ele não foi convocado desde então.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document