Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2024
29 de MAIO de 2023 | Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul terá alerta de monitoramento de gripe aviária

Ação conjunta com barreiras sanitárias e fiscalização em Corumbá.
Foto: Divulgação/Portal do Governo do MS

Mato Grosso do Sul vai criar um sistema de alerta de monitoramento de gripe aviária que envolverá órgãos de defesa agropecuária federal e estadual, indústria, avicultores, entidades como a Famasul, Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil. A ação foi definida pelo Governo do Estado na sexta-feira (26/05) após videoconferência com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e a equipe de Defesa Agropecuária do Mapa com órgãos de fiscalização e vigilância sanitária animal de todas as unidades da federação do País.

 

Segundo o secretário titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Jaime Verruck, desde fevereiro de 2023, quando surgiram os primeiros casos da doença em animais silvestres na Bolívia, o serviço de defesa sanitária animal do Estado representado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e o Mapa montaram uma ação conjunta com barreiras sanitárias e fiscalização em Corumbá. Mais recentemente, com a detecção de focos no Paraguai, barreiras de fiscalização foram montadas também nas cidades de Ponta Porã, Bela Vista e Porto Murtinho e tem acionado equipes para orientação da população sobre os riscos da gripe aviária.

 

"Agora vamos publicar um decreto para criar sistema de alerta e monitoramento para ter ação conjunta, além de órgãos de defesa. A ideia é envolver o pessoal da indústria, avicultores, Famasul e agora vamos incluir também a Defesa Civil e PMA nas ações, caso apareça focos em aves silvestres. Por isso, vamos reforçar o monitoramento e a orientação não só na avicultura comercial como na questão do alerta em relação a aves silvestres", completou.

 

Participaram da reunião o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico, Rogério Beretta. O superintendente Federal de Agricultura (SFA/MS) do Mapa, Celso Martins também acompanhou a transmissão.



Untitled Document
Últimas Notícias
Cenoura, batata, banana e laranja ficaram mais caras em janeiro
Médico morre no mesmo hospital onde trabalhava após capotar carro em rodovia de MS
Costa Rica perde para o América e cai na primeira fase da Copa do Brasil
Untitled Document