Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
19 de MAIO de 2022 | Fonte: Assessoria

Cooperativa Recicla Naviraí recolhe mais de 660 toneladas de materiais que iriam para o aterro sanitário

A reciclagem é uma realidade no município com a Cooperativa Recicla Naviraí que tem a Prefeitura Municipal como parceira do projeto na execução da coleta seletiva.
A Prefeitura de Naviraí é parceira do projeto de execução da Coleta Seletiva no município (Foto: Ariane Silva/ Foto & Mídia)

Todo o descarte incorreto acaba gerando problemas sociais, ambientais e econômicos. É aí que entra o papel fundamental da reciclagem. Além de diminuir a quantidade de rejeitos nos aterros, ao mesmo tempo reduz a procura por novas matérias-primas. Logo, quanto maiores os índices de reciclagem, mais se reaproveita matéria-prima que seria extraída da natureza.

 

Em Naviraí, a reciclagem é uma realidade com a Cooperativa Recicla Naviraí que é parte das ações do Programa Recicleiros Cidades, coordenado pelo Instituto Recicleiros. Desde que foi criado, cerca de 662.277,30 toneladas de materiais diversos que iriam para o aterro sanitário do município foram recolhidos e destinados para a reciclagem.

 

O programa garante conhecimento técnico consolidado, conexões e investimentos para estabelecer a coleta seletiva e reciclagem inclusiva como política pública, dentro das diretrizes propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Dentro da proposta da Gestão Compartilhada, reúne em cadeia circular Prefeitura, catadores, cidadãos e as empresas, que praticam a logística reversa em um modelo de reciclagem inclusiva e socioprodutiva.

Foto: Ariane Silva/ Foto & Mídia

A Prefeitura de Naviraí é parceira do projeto na execução da Coleta Seletiva - através da Gerência Municipal de Meio Ambiente - sendo responsável também pela fiscalização da aplicação da Lei Municipal de Coleta Seletiva. Junto com a Prefeitura de Naviraí, a Recicleiros elaborou um roteiro que envolve todas as etapas da coleta seletiva, incluindo o transporte dos materiais até a Cooperativa, que, além de tudo, tem transformado a vida dos catadores da cidade.

 

Para que a reciclagem se torne uma realidade cada vez mais presente na cidade, é preciso que haja uma grande união de esforços que envolvem todos os munícipes, além dos poderes público e privado. Afinal, os primeiros passos já foram dados, já existe uma base sólida, mas ainda há muito a realizar. A conscientização e ação são essenciais.

 

Confira os três passos da reciclagem. 1º - Separe plástico, vidro, papel, metal e óleo de cozinha do lixo comum; 2 º Deixe-os sempre limpos, secos e compactados em um saco à parte, o vidro separado e o óleo em uma garrafa pet; 3º Coloque para a coleta seletiva no dia e horário certo em seu bairro. Pronto! A cooperativa Recicla Naviraí cuida do restante! 

 

Para saber o dia e o horário que o caminhão da coleta seletiva passa no seu bairro, consulte o site chegouareciclagem.org.br 

e vamos juntos fazer história.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document