Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2022
19 de MAIO de 2022 | Fonte: Assessoria

Cooperativa Recicla Naviraí recolhe mais de 660 toneladas de materiais que iriam para o aterro sanitário

A reciclagem é uma realidade no município com a Cooperativa Recicla Naviraí que tem a Prefeitura Municipal como parceira do projeto na execução da coleta seletiva.
A Prefeitura de Naviraí é parceira do projeto de execução da Coleta Seletiva no município (Foto: Ariane Silva/ Foto & Mídia)

Todo o descarte incorreto acaba gerando problemas sociais, ambientais e econômicos. É aí que entra o papel fundamental da reciclagem. Além de diminuir a quantidade de rejeitos nos aterros, ao mesmo tempo reduz a procura por novas matérias-primas. Logo, quanto maiores os índices de reciclagem, mais se reaproveita matéria-prima que seria extraída da natureza.

 

Em Naviraí, a reciclagem é uma realidade com a Cooperativa Recicla Naviraí que é parte das ações do Programa Recicleiros Cidades, coordenado pelo Instituto Recicleiros. Desde que foi criado, cerca de 662.277,30 toneladas de materiais diversos que iriam para o aterro sanitário do município foram recolhidos e destinados para a reciclagem.

 

O programa garante conhecimento técnico consolidado, conexões e investimentos para estabelecer a coleta seletiva e reciclagem inclusiva como política pública, dentro das diretrizes propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Dentro da proposta da Gestão Compartilhada, reúne em cadeia circular Prefeitura, catadores, cidadãos e as empresas, que praticam a logística reversa em um modelo de reciclagem inclusiva e socioprodutiva.

Foto: Ariane Silva/ Foto & Mídia

A Prefeitura de Naviraí é parceira do projeto na execução da Coleta Seletiva - através da Gerência Municipal de Meio Ambiente - sendo responsável também pela fiscalização da aplicação da Lei Municipal de Coleta Seletiva. Junto com a Prefeitura de Naviraí, a Recicleiros elaborou um roteiro que envolve todas as etapas da coleta seletiva, incluindo o transporte dos materiais até a Cooperativa, que, além de tudo, tem transformado a vida dos catadores da cidade.

 

Para que a reciclagem se torne uma realidade cada vez mais presente na cidade, é preciso que haja uma grande união de esforços que envolvem todos os munícipes, além dos poderes público e privado. Afinal, os primeiros passos já foram dados, já existe uma base sólida, mas ainda há muito a realizar. A conscientização e ação são essenciais.

 

Confira os três passos da reciclagem. 1º - Separe plástico, vidro, papel, metal e óleo de cozinha do lixo comum; 2 º Deixe-os sempre limpos, secos e compactados em um saco à parte, o vidro separado e o óleo em uma garrafa pet; 3º Coloque para a coleta seletiva no dia e horário certo em seu bairro. Pronto! A cooperativa Recicla Naviraí cuida do restante! 

 

Para saber o dia e o horário que o caminhão da coleta seletiva passa no seu bairro, consulte o site chegouareciclagem.org.br 

e vamos juntos fazer história.



Untitled Document
Últimas Notícias
Educação de Naviraí entrega livro de orientações sobre primeiros socorros para Escolas da Rede Municipal
Anvisa analisa pedidos de produtos para diagnóstico da varíola dos macacos
Corinthians corre contra o tempo em busca de substituto para Willian
Untitled Document