Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
23 de AGOSTO de 2021 | Fonte: Fundesporte

Primeira etapa dos Jogos Escolares de MS chega ao fim com classificações à fase nacional

Competição serviu de seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro.
Sol predominante não tirou o ânimo da garotada do atletismo no Ayrton Senna (Foto: Chico Ribeiro)

Um longo período de espera terminou neste sábado e domingo (21 e 22 de agosto). Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul enfim retornaram, primeiro com a etapa das modalidades individuais na faixa etária de 12 a 14 anos, em Campo Grande. Foram dois dias intensos de disputas, intercâmbio sociocultural entre alunos-atletas e, acima de tudo, alívio pela retomada da tão aguardada competição, o que também representa esperança pelo fim da pandemia da Covid-19.

 

Com testagem completa de todos os envolvidos e cumprimento severo de protocolo de conduta de biossegurança elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul, Estado exemplo no controle da pandemia e líder de vacinação, consolidou-se como um dos primeiros do país a trazer de volta as competições esportivas.

 

Oito modalidades individuais foram disputadas nesta primeira etapa dos Jogos: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, nos gêneros masculino e feminino. A competição serviu de seletiva estadual e classificou estudantes-atletas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), com organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), junto à Secretaria Especial do Esporte.

Potência a nível nacional, judô de MS chegará com 16 atletas nos JEB's (Foto: Chico Ribeiro)

Participaram das competições mais de 280 alunos-atletas de escolas públicas e privadas de 24 municípios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.

 

Apesar das restrições na edição deste ano, a Fundesporte criou estratégias para desenvolver a competição sem perder a qualidade técnica de estrutura e organização. “Ficamos muito felizes com a retomada dos Jogos Escolares, porque sabemos que têm papel essencial no ciclo de formação dos nossos atletas, que se empenham nos treinos nas escolas esperando esse momento. Vimos a alegria no semblante da garotada e a motivação dos técnicos”, afirma o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda. “É um momento muito especial para Mato Grosso do Sul, conseguir fazer a retomada com protocolos bem rígidos, mas sem tirar o brilho do esporte”.

Secretário Eduardo Riedel acompanhou os Jogos Escolares (Foto: Lucas Castro)

O secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, acompanhou as provas de perto e destacou o empenho do Governo do Estado em retomar atividades cruciais à população com comprometimento e segurança. “Foi um evento especial e marcante, no momento em que Mato Grosso do Sul também retoma as aulas presenciais nas escolas. A segurança dos envolvidos prevaleceu, todas as medidas foram aplicadas para a segurança dos atletas, o que estimula também o próprio conceito de retorno às aulas, depois de um ano e meio praticamente com o país parado e o mundo assustado”.

 

“Os Jogos Escolares atendem desde 2015 a comunidade esportiva com muita qualidade e é muito bom ver atletas de vários municípios presentes na capital, nas diversas modalidades, se preparando para a caminhada esportiva. Vamos continuar nossa política pública ao esporte sul-mato-grossense que tem dado grandes resultados. O esporte, sem dúvida, é um grande vetor de desenvolvimento para nossa sociedade”, finaliza Riedel.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document