Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
20 de JANEIRO de 2021 | Fonte: Assessoria/MPF-MS

MPT divulga nota técnica sobre medidas de proteção a trabalhadoras gestantes

Documento publicado na terça-feira (19/01) orienta empresas, sindicatos e órgãos da administração pública a garantir trabalho remoto a elas sempre que possível.
Foto: Divulgação

Em nota técnica divulgada nesta terça-feira (19/01), o Ministério Público do Trabalho (MPT) recomenda a empresas, sindicatos e órgãos da administração pública que adotem diretrizes para preservar a saúde de trabalhadoras gestantes durante a segunda onda da pandemia do novo coronavírus.

 

O documento contém sete medidas de proteção às gestantes. Entre elas estão garantir, sempre que possível, o direito de elas realizarem trabalho remoto. A nota técnica recomenda ainda que as gestantes sejam dispensadas do local de trabalho, com remuneração assegurada, quando as atividades não forem compatíveis com a modalidade home office.

 

Além disso, o MPT orienta que seja aceito o afastamento dessas trabalhadoras mediante apresentação de atestado médico que confirme a gravidez, sendo vedada a exigência de atestados médicos contendo Código Internacional de Doenças (CID), uma vez que a gestantes integram grupo de risco.

 

A nota técnica foi elaborada pelo Grupo de Trabalho (GT) Covid-19.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document