Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
11 de SETEMBRO de 2020 | Fonte: Ascom/IFMS

Produção hidropônica do IFMS beneficia famílias de baixa renda em Naviraí

Protótipo produz cerca de 600 unidades de hortaliças ao mês, que são doadas a entidades e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Hortaliças são cultivadas por servidores e estudantes do Campus Naviraí (Foto: IFMS/Navirai)

Quase 600 pés de alface, maços de rúcula e de coentro por mês. Essa é a capacidade produtiva do protótipo hidropônico NFT de baixo custo instalado na casa de vegetação do Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

 

Cultivadas por estudantes e servidores do campus, por meio do grupo de pesquisa HortIF, as hortaliças são doadas mensalmente a entidades de assistência social da região, como o Lar Santo Antônio, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Guarda Mirim, como forma de contribuir com a diminuição do déficit nutricional das pessoas atendidas por essas instituições.

 

O coordenador do projeto e professor do campus, Daniel Zimmermann Mesquita, explica que o desenvolvimento do protótipo hidropônico teve início com a aprovação do projeto na chamada pública Fundect/CNPq/SED-MS 06/2019.

 

“O recurso destinado pela chamada permitiu o pagamento de bolsas de R$ 100,00, por um ano, a seis estudantes do curso técnico em Agricultura, para integrarem o desenvolvimento do protótipo com materiais de baixo custo. Com investimento adicional do campus e doações de materiais por parceiros, a ideia se tornou realidade e a produção de hortaliças hoje é realidade”.

 

De acordo com Zimmermann, foram desenvolvidos dois protótipos: um em escala comercial, com custo de R$ 3.389,44, e outro caseiro, cuja produção estimada é de 28 plantas ao mês. 

 

“A hidroponia NFT é uma das tecnologias mais avançadas no cultivo de hortaliças, pois permite menor tempo de produção, maior produtividade e melhor controle ambiental e sanitário. O que os estudantes aprendem sobre a tecnologia aqui é o que eles irão encontrar em qualquer lugar do mundo”, afirma.

 

Além de funcionarem como módulos didáticos para aulas nos cursos do eixo de Recursos Naturais do campus - que envolve o curso técnico integrado em Agricultura e a graduação em Agronomia - os protótipos servem para que produtores da região conheçam e se interessem pela hidroponia.

 

A cidade e o campo – Um dos bolsistas envolvidos no projeto é o estudante do 4º período do curso técnico em Agricultura, Gabriel Pires Vieira, 16. Natural de Naviraí, Gabriel conta que os relatos que ouvia dos pais acabaram tendo um papel importante em seu envolvimento com o projeto.

 

"Sempre vivi na cidade, mas gosto das histórias de meus pais falando de como era a vida no campo. Antes de começar o projeto, minha experiência com a agricultura se resumia aos vasos de flores de casa e atividades na horta do IFMS”, diz.

 

Com o projeto, a relação de Gabriel com o campo mudou significativamente, já que pôde realizar o plantio na horta hidropônica, acompanhar o desenvolvimento da produção, realizar o controle da solução nutritiva e observação do PH e condutividade elétrica, além de fazer as mudas, a colheita e a distribuição da produção para entidades da cidade.

 

“Passei a valorizar a agricultura e a perceber que a hidroponia pode ser uma boa alternativa para pequenos produtores de hortaliças. Depois que entrei no projeto, passei a ter uma visão diferente dessa técnica de cultivo, que antes eu nem sabia o que era”, admite.

 

O coordenador do projeto concorda com as possibilidades que a hidroponia abre ao pequeno produtor, já que cria condições favoráveis para o desenvolvimento de hortaliças folhosas e permite o cultivo em áreas não utilizadas pela agricultura tradicional.

 

“O sistema de hidroponia é viável para alface, rúcula, coentro, salsa, agrião, cebolinha, espinafre, entre outras variedades. Não existe sistema melhor para economia de água e nutrientes. A técnica também permite aproveitar áreas não convencionais e fazer o cultivo urbano. Você pode produzir hortaliças no alto de um prédio da Avenida Paulista, por exemplo”, explica.

 

Hidroponia NFT

Etimologicamente, hidroponia significa trabalho na água. Ou seja, um sistema hidropônico é aquele em que o cultivo é feito sem a utilização do solo. O NFT (Nutrient Film Technique, em inglês) é uma das modalidades da hidroponia, em que os macro e micronutrientes são misturados em um reservatório de água, criando uma solução nutritiva que fertiliza e irriga as plantas constantemente.

Capacidade de cultivo é de cerca de 600 plantas ao mês (Foto: IFMS/Naviraí)

O protótipo do Campus Naviraí é composto por quatro bancadas: um berçário, que possui características próprias onde as mudas são desenvolvidas por cerca de sete a dez dias; e três bancadas finais, onde as plantas completam o desenvolvimento, com cada espécie cultivada tendo um ciclo específico.

 

O caráter didático da utilização do protótipo no IFMS em Naviraí também permite a realização de experiências que integram Informação e Comunicação e Recursos Naturais, os dois eixos de atuação do campus.

 

“Estamos pensando na automação do sistema de irrigação das plantas, o que envolve a parte de eletrônica. Temos também a possibilidade da coleta de dados de temperatura, da mensuração da incidência solar e da umidade relativa da estufa, entre outras ações”, pontua o coordenador do projeto.

 

Apesar da vigência da chamada pública que deu origem ao projeto se encerrar no próximo mês de outubro, o cultivo das hortaliças será mantido pelo HortIF, que é composto por quinze estudantes de nível médio e da graduação, com o auxílio de professores, técnicos em agropecuária e engenheiro agrônomo do campus.

 

A previsão é que, com a continuidade do cultivo, o número de beneficiados com os alimentos produzidos em Naviraí possa ser ampliado, com entrega às famílias de estudantes do IFMS, por meio do kit escolar, e de convênio com a Gerência de Assistência Social do município.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document