Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
27 de JULHO de 2020 | Fonte: Ricardo Minella/SES

Com leitos de UTI em Naviraí, avança regionalização da saúde em MS

Mais cinco leitos de UTI devem ser ativados nos próximos dias.
Em Naviraí, secretário estadual de Saúde Geraldo Resende fala da implantação de novos leitos de UTI (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

A ativação de cinco leitos de UTI-Covid, na sexta-feira (24/07) em Naviraí e a previsão de mais cinco nos próximos dias, faz avançar o processo de regionalização da saúde em Mato Grosso do Sul. Com a medida, segundo o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, 10 das 11 microrregiões do Estado já estão contempladas com essa estrutura hospitalar, restando apenas o Sudoeste do Estado, que deverá inaugurar UTI’s no Hospital Marechal Rondon, em Jardim, nesta terça-feira (28/07).

 

“O governo do Estado está fazendo o possível para tornar Mato Grosso do Sul uma referência no enfrentamento da Covid-19 para todo o país. Em Naviraí, registramos mais um avanço, e com a ativação já anunciada em Jardim, vamos completar o mapa com todas as microrregiões tendo leitos de UTI. E o mais importante é que ao passar a pandemia esses leitos deverão ficar à disposição da população sul-mato-grossense para outros agravos na área de saúde, visando evitar o trânsito de veículos nas nossas rodovias, levando pacientes de Mundo Novo para Dourados, Ponta Porã ou Campo Grande, fazendo de Naviraí referência dessa região no tocante a serviços de média e alta complexidade”, salientou o secretário estadual de Saúde.

 

Nessas conquistas, além do esforço do governo do Estado, o secretário Geraldo Resende ressaltou o trabalho em parceria com as administrações municipais e a iniciativa privada, que tem doado leitos de UTI’s. “Essa união de esforços vai deixar um legado positivo da pandemia, à medida em que vamos estruturar definitivamente o SUS, suprindo desassistências existentes há muito, cronicamente, em Mato Grosso do Sul. As UTI’s vão ficar e servir para a realização de cirurgias mais complexas na área de cirurgia geral, ortopedia, traumatologia, enfim para dar uma saúde de qualidade aos cidadãos, pois esse é o nosso objetivo maior e compromisso do governo do Estado”.

 

Investimentos

A mesma avaliação foi feita pelo prefeito Izauri Macedo, de Naviraí, durante a ativação dos leitos de UTI no Hospital Municipal daquela cidade na sexta-feira. Classificando a conquista como a “concretização de um sonho da população”, o prefeito disse que a regionalização daquela unidade foi uma bandeira de lutas do consórcio de municípios do Cone Sul do Estado. O processo, salientou o prefeito, proporciona a otimização dos serviços públicos, racionalização da mão de obra e economia de gastos públicos. “Muito mais do que ajudar Naviraí, auxilia toda a região”, destacou.

Secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, fala com autoridades locais cobre a implantação de novos leitos de UTI em Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)

“Se é difícil para nós colocarmos os nossos pacientes em ambulâncias, muitos deles em estado gravíssimo, para levarmos ao centro de referência que é Dourados, imaginem a dificuldade que é para Mundo Novo, Tacuru, Eldorado, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos. Com a regionalização, os pacientes correm menos riscos na estrada e há mais rapidez na prestação do serviço médico, além de economia para o erário público”, concluiu Izauri.

 

A implantação dos leitos de UTI em Naviraí demandou investimentos da ordem de R$ 2.944.996,00, somando os recursos do governo do Estado, Município e parcerias, por meio de doações. Segundo o prefeito Izauri, a empresa JBS foi uma dessas empresas, além de entidades como Lions Clube, Rotary Clube Naviraí, Rotary Integração, Seleta e a Câmara de Vereadores, que repassaram à Prefeitura recursos do duodécimo, os quais foram utilizados em compras de equipamentos.

 

Participaram do ato oficial de ativação dos leitos, entre outras autoridades, o deputado federal Beto Pereira, a vice-prefeita de Mundo Novo Rosária de Lucca, o presidente da Câmara Simon Rogério, o suplente de senador José Chagas e o gerente de saúde de Naviraí Welligton Santussi.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document