Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
05 de JUNHO de 2020 | Fonte: Energisa/assessoria

Em plena estiagem, instabilidade climática intensifica em 99% as quedas de árvores

Ventania e chuva forte, atípicas para o período, demandam cuidados redobrados.
Foto: Divulgação

A meteorologia indica chuvarada para os próximos dias em Mato Grosso do sul, e deve vir acompanhada de rajadas de ventos e descargas atmosféricas intensas. O cenário é atípico para o período, considerado 'seco'. Entretanto, o combo vento e chuva, que chegou essa semana no estado pede atenção redobrada, pois é causa de 99% das quedas de árvores, ocasionando problemas na rede elétrica e até acidentes.

 

Dados da Energisa revelam que nos primeiros cinco meses do ano, 599 árvores caíram no estado devido aos ventos intensos, e causaram prejuízos. Entretanto, o números demonstram uma redução em 20%, se comparado ao mesmo período do ano passado, que foi de 626 quedas. A redução na estatística se deve principalmente pelo trabalho de manutenção preventiva desenvolvido pela Energisa.

 

“Dividimos o ano em dois períodos, o de ‘chuvas’ que vai de setembro à março e o de ‘seca’ que compreende os meses de abril à setembro. Nessa época, que reforçamos o plano de poda anual realizado por 38 equipes especializadas, pois além dos ventos fortes, o contato da copa das árvores nos fios energizados é um dos principais fatores das quedas e possíveis problemas na rede elétrica”, explica Alécio Almeida Leite, coordenador do Departamento de Construção e Manutenção da  Distribuição (DCMD).

 

Os indicativos demonstram que houve aumento em 25% das podas realizadas em 2020, em relação ao mesmo período de 2019. “Intensificamos os trabalhos, e hoje registramos uma média mensal de 7.500 podas - um trabalho especializado e que busca evitar que os galhos alcancem à rede elétrica, eliminando de vez todo o emaranhado de folhas e galhos enroscados nos fios, que rompem os cabos da rede elétrica”, conclui.

 

Monitoramento em Tempo Real

Há um ano a concessionária passou a usar uma ferramenta que foi desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), capaz de prever com bastante antecedência, a chegada de tempestades. “A partir desse monitoramento temos maior assertividade com a logística de equipes, conseguindo realizar a mobilização e reparos em menor tempo, garantindo um melhor atendimento ao nosso cliente", explica Fernando Espindula Corradi, Gerente de Operação da concessionária.

 

A plataforma de monitoramento, atua de forma preventiva com objetivo de evitar danos à rede de distribuição e principalmente à população. “Com esse recurso, é possível identificar qual região será atingida por eventos naturais, e diante da informação privilegiada, podemos colocar as equipes de contingência em ação com mais agilidade antes mesmo da ocorrência”, conclui.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document