Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
08 de MAIO de 2020 | Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Baixo isolamento faz coronavírus chegar com força nos pequenos municípios de MS

Com 12 casos confirmados em apenas três dias, Guia Lopes da Laguna passou a ocupar o topo do mapeamento de municípios com maior incidência de confirmados por 100 mil habitantes.
Foto: Divulgação

O novo coronavírus que há poucos dias era “exclusividade” apenas das maiores cidades de Mato Grosso do Sul, começou a ganhar força nos pequenos municípios essa semana. Sonora, Ribas do Rio Pardo, Caarapó, Bonito, Bela Vista, Jardim e Guia Lopes da Laguna passaram a integrar o mapa da Covid-19 que já conta positivos em 28 cidades sul-mato-grossenses.

 

Com 12 casos confirmados em apenas três dias, Guia Lopes da Laguna passou a ocupar o topo do mapeamento de municípios com maior incidência de confirmados por 100 mil habitantes. O histórico de isolamento social na cidade mostra que, com exceção dos domingos, o recolhimento da população nunca passou dos 50%. O menor índice registrado no local foi há exatos 14 dias, quando o isolamento foi de apenas 29,7% da população numa quinta-feira, 23 de abril.

 

Segunda maior em incidência de casos, o município de Sonora também possui histórico de movimentação parecida, sem atingir o índice de isolamento social mínimo de 60%. Nas últimas seis semanas, o melhor índice é de um domingo, com 52,5%, e no mapa é possível ver uma sequência de dias em vermelho, com percentuais de recolhimento na casa dos 30%, muito abaixo do ideal.

 

Enquanto a ciência não dá uma resposta, o isolamento social é e única forma de reduzir a velocidade da transmissão do novo coronavírus. Em todo o mundo, o principal pedido de autoridades e especialistas tem sido para que a população faça o distanciamento social, só saia de casa se for extremamente necessário, e utilizando todas as medidas de proteção, com uso de máscaras e higiene das mãos, para não correr o risco de contrair o vírus e contaminar outras pessoas em casa.

 

Isolamento diário

A taxa média de isolamento social registrada em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (07/05) foi de 39%. Angélica (30,6%), Alcinópolis (31%), Douradina (31,1%) e Eldorado (32,3%) estão entre os municípios com maior movimentação para o dia. Já as cidades onde mais pessoas permaneceram em suas casas foram: Caracol (58,3%), Taquarussu (58,1%), Porto Murtinho (53,1%), e Guia Lopes da Laguna (49,5%). Lembrando que o índice recomendado por autoridades mundiais para enfraquecer o vírus é de no mínimo 60%. 

 

Durante live nesta sexta-feira (08/05) a SES reforçou que o Governo do Estado está monitorando essa expansão de casos para os pequenos municípios e que está discutindo, junto aos gestores locais, as medidas que serão tomadas para conter o avanço da pandemia nas regiões. O pedido de distanciamento foi reforçado mais uma vez, especialmente neste fim de semana do dia das mães. 

 

“Que neste domingo haja um grau de comprometimento maior. Esse é o pedido que a SES endereça a todos os cidadãos de MS. Que o maior gesto de amor seja que as pessoas abstenham de fazer reuniões familiares. Sejam criativos e usem todas as ferramentas que a internet nos possibilita para que nós possamos demonstrar o nosso amor pelas nossas mães”, pontuou o secretário de saúde, Geraldo Resende. 

 

Coronavírus em números

Conforme boletim epidemiológico atualizado, nas ultimas 24 horas houve aumento de 15 novos casos e mais um óbito no Estado. De maneira macro, são 326 confirmados, 61 em investigação e 11 óbitos. O detalhamento do boletim pode ser conferido em www.coronavirus.ms.gov.br .



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document