Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 25 DE SETEMBRO DE 2020
25 de DEZEMBRO de 2019 | Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

MS está no grupo de 10 estados que aprovaram reforma da Previdência

Além de Mato Grosso do Sul e Maranhão, a reforma previdenciária já foi aprovada em Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul.
Foto: Edemir Rodrigues

Dez estados já aprovaram a reforma da Previdência e outros sete tentam aprovar as mudanças, revelou na segunda-feira (23/12) o Monitor da Previdência dos Estados. Em Mato Grosso do Sul, as alterações aprovadas pela Assembleia Legislativa foram uma adaptação literal da lei aprovada pelo Governo Jair Bolsonaro, com idade mínima de aposentadoria de 65 anos para homens e 62 para mulheres.

 

Pela projeção do governo, o déficit previdenciário em Mato Grosso do Sul consumirá R$ 220 milhões neste ano e em dez anos, se fossem mantidas as regras anteriores, poderia ultrapassar os R$ 700 milhões, tornando o Estado inviável.

 

De acordo com o economista Paulo Tafner, que é doutor em ciência política e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), da Universidade de São Paulo (USP), só a reforma da previdência estadual poderia garantir no futuro o pagamento de aposentadorias e pensões de servidores. Tafner é um dos maiores especialistas da área no País.

 

As propostas aprovadas em todo o País tramitaram, em média, por 15 dias – contados a partir da apresentação pelos governadores até a votação final, sendo que no Maranhão a alteração teve tempo recorde de um dia. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Além de Mato Grosso do Sul e Maranhão, a reforma previdenciária já foi aprovada em Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Sul. Os estados em que as propostas ainda estão em andamento são: Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Santa Catarina e Sergipe. Além desses, tem o caso de São Paulo em que ações protocoladas pela oposição na Assembleia atrasaram a tramitação da reforma, que será retomada em fevereiro.



Untitled Document
Últimas Notícias
Pedidos de seguro-desemprego caem 9,3% na primeira metade de setembro
Receita Federal abre nesta quarta-feira consulta ao 5º lote do IRPF
Como será o clima durante a primavera em Mato Grosso do Sul
Untitled Document