Untitled Document
SÁBADO, 30 DE MAIO DE 2020
05 de DEZEMBRO de 2019 | Fonte: Ascom/IFMS

Ministro da Educação empossa Elaine Cassiano reitora do IFMS

Abraham Weintraub deu posse à primeira mulher eleita para o cargo na instituição e destacou que o Instituto Federal está entre os melhores do Brasil.
Posse foi realizada em Brasília pelo Ministro da Educação (Fotos: Luís Fortes/MEC)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, deu posse, na manhã desta quinta-feira, 5, à primeira mulher eleita para o cargo de reitora do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Elaine Cassiano. A cerimônia foi realizada em Brasília (DF), na sala de atos do Ministério da Educação (MEC).

 

Na cerimônia, Weintraub ressaltou que a reitora tem a missão de manter a qualidade da oferta de cursos na instituição. “O IFMS está muito bem, é um dos melhores do Brasil. Bem avaliado, bem ranqueado, a sociedade gosta dele. Mato Grosso do Sul gosta do seu Instituto e a senhora tem o desafio de ir além”, afirmou.

 

A reitora, eleita para o mandato de quatro anos, agradeceu o apoio da comunidade do IFMS e se comprometeu a fazer uma gestão eficiente, mas com um olhar voltado para as necessidades de estudantes e servidores.

 

“Agradeço a todos os servidores e estudantes que, democraticamente, elegeram a primeira mulher para a reitoria na história da instituição. Agradeço ao colega Luiz Simão pelo trabalho realizado até o momento. E agradeço a nossa bancada de deputados e senadores que sempre apoiou o IFMS e, que agora, nessa nova gestão, renova o apoio em busca de uma administração humana e comprometida”, ressaltou.  

 

Na posse, Elaine Cassiano destacou conquistas do IFMS ao longo de dez anos. “Mais de 1.100 projetos de pesquisa, 7.500 estudantes formados ao longo de uma década. Quero me comprometer a ampliar esse número”.

 

Além do ex-reitor do IFMS, Luiz Simão Staszczak, também participaram da cerimônia de posse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Ariosto Antunes, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine e o vice-reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Luciano Oliveira Geisenhoff.

 

A transmissão do cargo de reitor será na próxima quinta-feira, 12, às 9 horas, no auditório da Delegacia da Receita Federal, em Campo Grande. Na ocasião, serão apresentados os pró-reitores da nova gestão e empossados os diretores-gerais dos dez campi da instituição, também eleitos por estudantes e servidores.

 

Elaine Cassiano é o quarto nome a ocupar a reitoria no IFMS. Foi precedida por Luiz Simão Staszczak, primeiro reitor eleito pela comunidade, Maria Neusa de Lima Pereira, nomeada reitora pro tempore pelo MEC e por Marcus Aurélius Stier Serpe, responsável pelo processo de implantação da instituição.

 

Eleições - Elaine Cassiano foi eleita com 29,07% dos votos de estudantes, professores e técnicos-administrativos. A docente de Administração do Campus Campo Grande concorreu ao cargo com o então reitor Luiz Simão Staszczak, que obteve 27,35% dos votos, e com o professor Jiyan Yari, também da capital, que recebeu 9,28% dos votos.

 

A eleição para os cargos de reitor e diretor-geral de campus do IFMS foi realizada no dia 9 de outubro, nos dez campi e reitoria. Participaram da votação 44,20% dos 9.374 mil eleitores aptos a votar. A abstenção foi de 55,80%. O pleito registrou, ainda, 3,53% de votos brancos e nulos.

 

Currículo - Com experiência em planejamento estratégico e graduada em Administração, Elaine Cassiano é especialista em Gestão de Pessoas e Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica, além de mestre em Gestão Agroindustrial pela Uniderp e doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

 

Docente do IFMS desde 2012, ministrou as disciplinas Sistemas Integrados de Gestão, Empreendedorismo e Metodologia da Pesquisa Científica. Na gestão, foi diretora do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (Cread), pró-reitora de Ensino e Pós-Graduação e diretora da Educação Superior.

 

IFMS - Criado em 2008, formou mais de 7,5 mil estudantes em cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação, qualificação profissional e educação a distância. Atualmente, tem mais de 15,3 mil matriculados em dez campi. 

 

A oferta de cursos tem foco nos arranjos produtivos locais e abrangem as áreas de recursos naturais, infraestrutura, informação e comunicação, produção alimentícia, controle e processos industriais e gestão de negócios.

 

Na área da pesquisa, são mais de 1.100 projetos desenvolvidos desde 2012, apresentados em feiras locais, nacionais e internacionais, com cerca de 300 prêmios conquistados, inclusive na maior feira científica de nível médio do mundo, realizada anualmente nos Estados Unidos.

 

A série histórica de investimentos do IFMS mostra que, entre 2010 e julho de 2019, quando foi encerrado o último ciclo da iniciação científica, foram investidos R$ 3.564.927,39 em projetos de pesquisa.

 

Para 2020, a reitora Elaine Cassiano irá gerir um orçamento previsto em R$ 210 milhões, que inclui despesas com  pagamento de pessoal, capacitação de servidores, custeio, investimento e assistência estudantil. (*** Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC)



Untitled Document
Últimas Notícias
Operação em MS busca provas contra policiais civis suspeitos de receberem propina da ‘Máfia do Cigarro’
Publicada com vetos lei sobre ajuda financeira a estados e municípios
Número de pacientes internados por coronavírus em Dourados sobe 50% em 24h
Untitled Document