Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
25 de NOVEMBRO de 2019 | Fonte: Ascom/IFMS

Mais de 3,5 mil candidatos fazem a prova do IFMS em dez municípios

Índice de abstenção no Exame de Seleção 2020 é de 10,84%, com o registro de 431 candidatos ausentes. Gabarito será divulgado nesta segunda-feira, 25.
Foto: Divulgação

O Exame de Seleção 2020, prova para ingresso em cursos técnicos integrados ao ensino médio oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), reuniu neste domingo, 24 de novemrbo, em dez municípios, 3.545 candidatos. Os aprovados irão ingressar na instituição no primeiro semestre do ano que vem.

 

A prova foi aplicada nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, e terá duração máxima de quatro horas. 

 

Nesta edição do Exame de Seleção, foram homologadas 3.976 inscrições. O índice de abstenção na prova é de 10,84%, com o registro de 431 candidatos ausentes.

 

O IFMS oferta 1.440 vagas para os cursos técnicos em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. A maior concorrência é para o técnico em Informática vespertino oferecido na capital, com 10,40 candidatos por vaga. 

 

No ensino técnico integrado, o estudante cursa as disciplinas básicas do ensino médio de forma articulada às da formação técnica. O concluinte pode tanto ingressar no ensino superior quanto no mundo do trabalho.

 

Histórias

Na capital, 1.332 candidatos fazem a prova no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Um deles é Gabriel Henrique Varela de Lima, 14, que concorre a uma vaga no curso técnico em Mecânica. O jovem quer se preparar para o mundo do trabalho e seguir uma tradição familiar.

 

"Além de gostar da área, tenho um histórico de família porque desde o meu bisavô todos são mecânicos. E fazer um curso técnico já no ensino médio é importante porque prepara para o mercado de trabalho, ensina como se comportar em uma corporação", ressaltou Gabriel.

 

A expectativa, minutos antes da prova, era grande. Bruna Gabriela de Oliveira Santos, 14, candidata ao curso técnico em Informática, traçou um plano de estudos diário nos últimos meses para ser aprovada.

 

"De manhã, fazia meus deveres de casa, à tarde ia para a escola e à noite eu estudava para a prova do IFMS. Dessa forma, consegui estudar quase todo o conteúdo. Quero ingressar na instituição porque lá acredito que posso me preparar melhor para a vida", comentou Bruna.

 

A esteticista Silmara Silva, mãe de uma candidata ao técnico em Mecânica, ouviu falar sobre o IFMS pouco antes de entrar na sala de parto da caçula e não pensou duas vezes antes de inscrever a filha mais velha no Exame.

 

"No dia que fui ser internada para ganhar a Maria Júlia, nós conhecemos um casal e o rapaz trabalha no IFMS. Eles nos explicaram como eram os cursos e nós gostamos muito da ideia do técnico integrado ao ensino médio. Minha filha poderá conseguir um emprego e ao mesmo tempo se preparar para entrar em uma universidade", comemorou Silmara.

 

Cronograma

O gabarito preliminar será divulgado nesta segunda-feira, 25 de novembro, na Central de Seleção do IFMS.

 

O resultado final e a primeira chamada serão publicados no dia 20 de dezembro. As matrículas deverão ser feitas entre os dias 14 e 17 de janeiro. As demais chamadas serão divulgadas a partir de 21 de janeiro.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document