Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 11 DE DEZEMBRO DE 2019
14 de NOVEMBRO de 2019 | Fonte: Agência Brasil

Atividade econômica cresce 0,91% no 3º trimestre

IBC-Br avalia atividade econômica e influencia decisões sobre Selic
IBC-Br avalia evolução mensal da atividade econômica (Foto: EBC)

A atividade econômica registrou crescimento no terceiro trimestre neste ano, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado hoje (14) pelo Banco Central (BC).

 

No terceiro trimestre deste ano, o índice apresentou alta de 0,91% comparado ao período anterior. O resultado considera dados dessazonalizados, ajustados para o período.

 

Na comparação entre o terceiro trimestre deste ano e o mesmo período de 2018, o crescimento foi de 0,99%.

 

Em setembro, na comparação com agosto, houve expansão de 0,44 %. Na comparação com setembro de 2018, a alta ficou em 2,11%. Em 12 meses, terminados em setembro de 2019, houve expansão de 0,99%.

 

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução mensal da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

 

O índice foi criado pelo BC para mostrar a tendência de evolução da atividade econômica. Mas o indicador oficial da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado trimestralmente.



Untitled Document
Últimas Notícias
Governo adia mudanças no MEI para 2021
Avião desaparece no Chile com 38 pessoas
Rosário Central manifesta interesse no meia Cueva, do Santos
Untitled Document