Untitled Document
QUARTA-FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2020
06 de MARÇO de 2019 | Fonte: Campo Grande News

MS produz mais de mil toneladas de mel ao ano

Setor de produção apícola cresceu 41% em 6 anos e representa oportunidade de diversificação econômica.
Apicultura pode ser alternativa para economia de MS (Foto: Divulgação/Famasul)

Mato Grosso do Sul produz mais de mil toneladas de mel ao ano, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), divulgados pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS). A diversidade da vegetação presente na flora do Estado dá o potencial para uma eficiente produção apícola, acumulando um crescimento de 41% em 6 anos.

 

O setor oferece ao produtor rural sul-mato-grossense uma oportunidade de diversificação econômica. Para o instrutor do Senar/MS, Gustavo Bijus, a tendência hoje é aumentar a produtividade das colmeias, com baixo custo e com um bom gerenciamento.

 

“O apicultor deve buscar novas técnicas e equipamentos que tornem a atividade mais tecnificada e com ganhos para todos”. Para o especialista, o consumo ainda é pequeno devido aos preços elevados do produto.

 

Ainda de acordo com informações do IBGE, Três Lagoas é o maior produtor do estado com 160 toneladas de produção de mel, seguido de Brasilândia, com 120 toneladas e Chapadão do Sul, com 85 toneladas. Mato Grosso do Sul é o 11º maior produtor do País.

 

Sobre o potencial no estado, Bijus acrescenta ainda: “Temos, aqui, as floradas do Cerrado, do Pantanal, da Mata Atlântica, de lavouras como o girassol, a canola e o nabo forrageiro. O eucalipto na região leste também é uma grata surpresa na produção de mel no Estado”.



Untitled Document
Últimas Notícias
Com 14 novos casos confirmados, MS registra 80 pessoas com coronavírus
Aneel define que reajuste de energia só chega ao consumidor em julho; Concen entrará com recurso contra índice de 6,9%
Fifa recomenda extensão dos contratos de jogadores que terminam no meio do ano
Untitled Document