Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
27 de FEVEREIRO de 2019 | Fonte: Globo Esporte

Prefeitura do Rio interdita o Ninho do Urubu, CT do Flamengo

Agentes estiveram na manhã desta quarta no centro de treinamento, onde incêndio matou 10 jogadores da base do clube no último dia 8.
Ninho do Urubu está interditado (Foto: Ivan Raupp)

A Prefeitura do Rio de Janeiro interditou na manhã desta quarta-feira (27/02) o centro de treinamento do Flamengo, o Ninho do Urubu. O local sofreu um incêndio no último dia 8 de fevereiro, que resultou na morte de 10 jogadores da base do clube. O elenco profissional tinha treino marcado para esta tarde no Ninho, mas depois da interdição a atividade foi transferida para a Gávea. A informação foi publicada por Lauro Jardim, do jornal "O Globo", e confirmada pelo GloboEsporte.com.

 

O documento é o mesmo da interdição de 2017, jamais cumprida pelo Flamengo. No canto esquerdo, foi colocada a frase: "Afixado novamente em 27/02/19".

 

Na decisão de 2017 cumprida nesta quarta, a Prefeitura afirma que o Ninho do Urubu funciona "sem o competente alvará de licença para estabelecimento".

 

A interdição não tem relação com o pedido feito pelo Ministério Público, por conta das indenizações. Na semana passada, o órgão também pediu o fechamento do CT e o bloqueio de R$ 57 milhões do clube. O Flamengo apresentou defesa e ainda aguarda decisão do juiz.

 

Fiscais da prefeitura estiveram no CT nesta manhã para cumprir a decisão. Membros da Guarda Municipal estão posicionados para evitar a entrada de pessoas no Ninho - apenas funcionários da obra no local são permitidos, além de funcionários que chegam para recolher material esportivo.

 

Entre o incêndio e a interdição do Ninho, a Prefeitura já havia interditado os CTs do Fluminense e do Vasco.

 

Nota oficial da Prefeitura do Rio sobre a interdição

A Prefeitura do Rio, por meio das Secretarias de Fazenda e de Ordem Pública (Seop), interditou nesta quarta-feira (27/2) o Centro de Treinamento do Flamengo por funcionamento sem alvará e habite-se. A medida segue recomendação do Ministério Público Estadual que, após o incêndio ocorrido no CT do Clube, em Vargem Grande, no último dia 8, supervisiona os órgãos envolvidos para buscar soluções para o caso. Participaram da ação, fiscais de atividades econômica, agentes da Seop e da Guarda Municipal. O local foi fechado e o edital de interdição, que já havia sido lavrado em 2017, foi novamente afixado no CT do clube.


Para impedir a entrada, a permanência e o uso das instalações do Centro de Treinamento por atletas e demais funcionários do clube, as portas de acesso foram lacradas e assim devem permanecer até que sejam regularizadas as pendências urbanísticas e fiscais do estabelecimento. O acesso ficará restrito aos funcionários da obra que ocorre no local. A Guarda Municipal permanecerá no Ninho do Urubu a partir de hoje em plantões diários dos agentes.


Sobre a interdição do CT, o prefeito Marcelo Crivella diz: "Hoje foi interditado completamente, há uma decisão e a Prefeitura cumpriu. Nós esperamos que tanto as exigências para o alvará como também para habite-se sejam cumpridas, e que ele retorne logo ao funcionamento".


A operação faz cumprir o Edital de outubro de 2017, que já determinava o fechamento do CT e que não vinha sendo respeitado pela diretoria do Flamengo. A operação só pode ser efetivada agora porque os fiscais da SMF só têm poder de polícia administrativa. Com a decisão do MP-RJ, que também determinou o fechamento do Ninho do Urubu, a SMF e a SEOP puderam fechar o CT por meio de uma ação mais contundente. A interdição contou com o apoio do MP-RJ.


Entenda o caso

O CT do Flamengo sofreu um incêndio no último dia 8, o que ocasionou a morte de 10 atletas da divisão de base do clube. O Ninho do Urubu não tinha alvará de licença para estabelecimento e habite-se. Ações foram adotadas pelos órgãos envolvidos, entre eles, a Prefeitura, que tomou medidas administrativas para fazer valer a interdição.


Secretaria Municipal de Fazenda

Autuou o estabelecimento e lavrou um edital de interdição. Ao todo 32 multas foram aplicadas ao Centro de Treinamento, das quais 13 emitidas somente neste ano. A secretaria Municipal de Fazenda também participou de vistoria conjunta realizada no CT no dia 12/2 e encaminhou notícia crime à 42ª Delegacia de Polícia.


Secretaria Municipal de Urbanismo

Na vistoria realizada no Ninho do Urubu, dia 12/2 de fevereiro, os técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo notificaram e multaram o Flamengo por executar obras divergentes do projeto aprovado. O clube tem licença de obras em vigor, mas é importante ressaltar que a área incendiada não consta com destinação de alojamento em quaisquer dos projetos aprovados pela Secretaria de Urbanismo (tanto em 07/01/2011 quanto em 05/04/2018). 


No dia 15/2, o Flamengo apresentou à Secretaria de Urbanismo um novo projeto para análise, solicitando nova licença para modificação de projeto aprovado. O clube também se comprometeu em demolir todas as construções irregulares. A nova licença de obras foi expedida pela SMU no último dia 19 e tem validade de 12 meses.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document