Untitled Document
SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
22 de NOVEMBRO de 2018 | Fonte: Correio do Estado

Médicos de Cuba deixam MS na semana que vem

Estado vai perder 115 profissionais do programa Mais Médicos.
Governo abriu edital para novos profissionais ocuparem vagas de cubanos (Foto: Reprodução)

Médicos cubanos, que participam do programa Mais Médicos, deixarão Mato Grosso do Sul no dia 27 de novembro. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com isso, pelo menos, 115 postos de trabalho ficarão em aberto no Estado. Este é o número de vagas disponibilizadas no primeiro edital, divulgado pelo Ministério da Saúde, para repor os profissionais de Cuba, após o país cancelar acordo de cooperação com o Brasil.

 

O edital foi publicado na terça-feira (20/11). Nele, são ofertadas 8.517 vagas, disponibilizadas para 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Indígenas. Em Mato Grosso do Sul, são 104 vagas para municípios e 11 para o Distrito Sanitário Indígena.

 

Neste primeiro edital, podem se inscrever médicos brasileiros e estrangeiros, que tenham registro no Conselho de Medicina do Brasil. As inscrições foram abertas às 8h de ontem e vão até as 23h59min de 25 de novembro. Há um sistema em que o médico deve acessar e fazer um cadastro. No ato de inscrição, o profissional escolhe o município disponível para a atuação.

 

No segundo edital, que será lançado pelo Ministério da Saúde em 27 de novembro, serão abertas vagas para brasileiros formados no exterior e estrangeiros, incluindo cubanos. Também poderão participar os médicos que não tiverem CRM ou Revalida. Eles terão de participar do Revalida posteriormente. Enquanto não fizerem, poderão trabalhar, mas terão que apresentar 17 documentos exigidos pelo governo.

 

DE VOLTA

O governo cubano anunciou que deixaria o Mais Médicos e citou “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), em relação à presença dos médicos cubanos no Brasil.

 

Hoje, centenas de profissionais cubanos que participavam do programa Mais Médicos em outras cidades do Brasil começam a embarcar nos voos de volta para a ilha caribenha. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), já estão confirmados cinco voos entre esta quinta-feira, 22, e sábado, 24.

 

Uma parcela já começou a sair dos municípios em direção às cidades de onde os voos para Cuba deverão partir. A previsão é de que eles deixem o País até o dia 12 de dezembro. Atualmente, o Brasil concentra 8.332 profissionais, que iniciaram suas atividades no Mais Médicos a partir do recrutamento feito pela Organização Pan-Americana de Saúde.



Untitled Document
Últimas Notícias
Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 72 milhões
Invicto há sete jogos e em boa fase, Palmeiras volta a Barueri para duelo com o Inter
Untitled Document