Untitled Document
QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
31 de JANEIRO de 2018 | Fonte: Campo Grande News

MS processou 43 milhões de toneladas de cana nesta safra

Embora esteja 5% menor que no mesmo período do ano passado, volume está dentro das expectativas da Biosul.

As usinas de Mato Grosso do Sul processaram 43,650 milhões de toneladas de cana-de-açúcar desde o início da safra, em abril do ano passado, até a primeira quinzena de janeiro, cerca de 5% a menos do que no mesmo período do ano passado segundo a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul).

Resultado de imagem para COLHEITA DA CANA
Colheita de cana-de-açúcar (Foto: Divulgação)

O presidente da entidade, Roberto Hollanda Filho, afirma que apesar do resultado, o volume de moagem está dentro das expectativas, já que não haviam sido projetados grandes percentuais de crescimento para os setor este ano. “ A safra fica estável este ano, já que nessa mesma época em 2017 haviam sido moídas 50 milhões de toneladas”.

 

Até o momento foram produzidas no estado 1,5 milhão de toneladas de açúcar e 2,5 bilhões de etanol. “Também estamos dentro da nossa expectativa. A produção de açúcar está abaixo porque teve geada no inverno passado”, comenta Hollanda Filho.

 

Segundo ele, Mato Grosso do Sul tem 800 mil hectares de plantações de cana e mais de 70% do que é colhido vai para a produção de etanol. A produção desse combustível é priorizada porque tem maior rentabilidade em comparação com o açúcar.

 

O presidente da Biosul acrescenta ainda que o estado ainda está na fase de colheita da safra 2017/2018, que termina no dia 31 de março. O atraso se deu principalmente pelas chuvas, que atrapalharam os trabalhos no campo.

 

“Como choveu no começo da safra, as usinas que normalmente terminariam o processo nessa época do ano ainda tinham cana. Tem unidades ao norte e sul do estado que ainda estão moendo”, afirma.

 

Dados regionais – As usinas de todo o Centro-Sul do país moeram 583,56 milhões de toneladas até o dia 15 de janeiro, defasagem de 10 milhões de toneladas em relação ao mesmo período da safra 2016/2017 segundo a Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar)

 

Somente na primeira metade de 2018, foram processadas 166,42 mil toneladas . Trata-se do menor volume para essa quinzena dentro do comparativo histórico dos 10 últimos anos. Nos 15 primeiros dias de janeiro de 2017, por exemplo, o processamento de cana totalizou 1,18 milhão de toneladas.



Untitled Document
Últimas Notícias
Gerências da Prefeitura de Naviraí iniciam mudança para o antigo Paço Municipal
Conselho aprova uso do FGTS Futuro para compra da casa própria
Com Semana Santa, negócios de alimentação aumentam opções de pratos com pescado
Untitled Document